HISTÓRIA E PALMARÉS

A Associação Desportiva de Penafiel (ADP) foi fundada em 1993, com o objetivo de promover a prática desportiva a crianças e jovens, de forma regular e pluridisciplinar.

Ao longo dos últimos anos, iniciou novos inúmeros projetos e é com orgulho que, atualmente, promove oito distintas modalidades individuais e/ ou coletivas (Andebol, Badminton, Futsal, Hóquei em Patins, Kickboxing, Natação, Patinagem Artística e Voleibol).

Esta instituição surge depois da organização das primeiras férias desportivas realizadas em Penafiel, no longínquo ano de 1992. Como resultado destas, foram criados dois centros de formação, para as modalidades Andebol e Basquetebol, quem por sua vez, motivaram vontades e esforços no sentido de ser criada uma associação desportiva que correspondesse aos interesses e motivações dos jovens.

Depois de um ano preparatório, criou-se a tão desejada instituição, a ADP, que, com diversos apoios, especialmente da autarquia, proporcionou competição nas modalidades referidas. Participaram-se em campeonatos, promoveram-se torneios, encontros e férias desportivas.

De uma forma geral, esta associação teve um impacto significativo no desenvolvimento dos desporto local, extremamente carenciada na época.

Com o decorrer do tempo, e fruto da diversificação de interesses dos jovens, decidiu-se criar uma nova secção, a Patinagem. Tudo começou por ser uma atividade onde andar de patins era o essencial, mas que passou por provas de patins em linha e terminou na reconversão da modalidade na Patinagem Artística.

No ano de 2000, foram eleitos novos Corpos Gerentes, procedendo-se, assim, a uma reorganização interna que permitiu uma maior estabilidade administrativa e desportiva. Foram estabelecidas algumas estratégias de intervenção que apontavam a concretização de objetivos a médio e longo prazo, tais como o aumento do número de atletas, através da criação de mais escalões de formação e melhoramento na qualidade da intervenção das pessoas envolvidas neste projeto.

Estabeleceu-se um contrato Programa de Desenvolvimento Desportivo com a Câmara Municipal de Penafiel, promoveu-se um projeto de desenvolvimento com a Associação de Andebol do Porto e foram realizadas ações de promoção nas escolas do concelho. Além disso, foram realizados encontros e reflexões de ordem cultural e desportiva de modo a desenvolver uma ADP capaz de responder às preocupações sociais que se faziam sentir.

Pouco mais tarde, houve nova reorganização e, talvez, uma das mais importantes, com a fusão de dois clubes existentes na cidade de Penafiel (Centro Desportivo Penafidelense e Aqua Clube Penafiel 2000), permitindo, não só a "absorver" as modalidades desenvolvidas por estas entidades (Natação e Pólo Aquático), como também criar mais duas novas secções (Hóquei em Patins e Ginástica Desportiva), nascendo assim, em 2002, uma nova Associação Desportiva de Penafiel.

Desde então, foram introduzidas novos projetos, alguns dos quais sem o sucesso desejado (Desporto Adaptado, BTT - Desporto e Aventura, ADP Dance, Downhill e Patinagem de Velocidade).

Atualmente, a ADP acolhe mais de 330 atletas, espalhados pelas suas oito modalidades individuais e coletivas e prevê criar, brevemente, novos departamentos desportivos. Aliás, esta é uma regra fundamental da nossa instituição, não parar de promover a prática desportiva e estar constantemente aberto à inovação, acompanhando o desenvolvimento e necessidades da sociedade.